segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Futebol "B"

Numa era em que o futebol se torna cada vez mais uma indústria, uma máquina de fazer dinheiro, na qual os jogadores são "ativos" e raramente chegam a sentir como verdadeiramente sua a camisola que vestem, é uma boa notícia a criação das equipas "B".
No caso do Benfica, onde na equipa titular não entram portugueses, a equipa B tem esse valor acrescentado: permite-nos ver atletas portuguesas representar o nosso símbolo.

O futebol "B" "arrisca-se" a tornar-se um refúgio de um clubismo mais genuíno, relativamente alheado das grandes jogadas financeiras e das massas adeptas, cada vez mais manipuláveis por interesses particulares alheios ao verdadeiro benfiquismo.

De facto, a instrumentalização do sentimento de benfiquismo, para propósitos meramente comerciais é uma das coisas que mais me incomoda no futebol moderno. Obviamente entendo que as receitas dos diversos produtos associados ao Benfica são fundamentais para manter as finanças equilibradas. Mas a comercialização do nosso símbolo, a manipulação dos sentimentos dos adeptos com o mero propósito de alimentar uma indústria gigantesca, onde ainda por cima se vêm figuras de "empresários" realizar fortunas colossais à custa de transferências e jogadores de 19 e 20 anos apresentar-se como milionários é algo que, não me considerando eu invejoso, não posso porém aceitar como normal. Sobretudo porque quem alimenta isto são os adeptos, que muitas vezes se sacrificam enormemente e raramente têm a devida compensação.

Os anúncios nas rádios e televisões incentivando os adeptos a comprar os "redpasses" e as "boxes", com coreografias ridículas e slogans bélicos, a apelar à emotividade mais primária, foi para mim a gota de água que motivou o divórcio em relação ao futebol-indústria.

Por outro lado, paralelamente a este grande aparente profissionalismo, continua a grassar uma enorme incompetência, em primeiro lugar na arbitragem, da qual a qualidade e a isenção estão completamente ausentes, e em segundo no dirigismo, como se vê nas decisões da Liga e do CD da Federação. Mais uma vez, quem sofre e se sacrifica é o adepto, ao passo que nos bastidores alguns valores bem subterrâneos fazem sentir o seu peso para manipular decisões.

Neste contexto, o futebol B, apesar de padecer de alguns destes males, pois os dirigentes são parcialmente os mesmos, está um pouco mais protegido na medida em que à partida não justifica e não compensa gastar ali "cartuchos", ou seja favores e influências, quando o prémio é tão insignificante.

As equipas B são uma forma de rentabilizar jogadores menos utilizados, mantendo o seu nível forma e hábitos de competição e de dar oportunidade aos mais jovens.

Gostei muito dos dois golos do Benfica B na primeira jornada (dois "tiros" de fora da área) e esta semana alcançámos uma vitória muito moralizadora frente ao Feirense, com a impressionante marca de 4 golos marcados. Veremos o que trazem as próximas jornadas mas creio que esta iniciativa tem méritos e deve ser apoiada. É bom ver jovens jogadores portugueses representarem as cores do Benfica - ainda que, por agora, o façam apenas na equipa B.

1 comentário:

  1. Frank, foi um jogaço ontem! E mais um golaço, desta vez de Miguel Rosa, à Nolito.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.