quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jogo entre gigantes.

O Barcelona é de facto uma super-equipa. Disso não pode haver dúvidas. É muito provavelmente a melhor equipa do mundo, constituindo a base, quer em termos de jogadores, quer de sistema táctico, de uma selecção que é "só" bi-campeã da Europa e campeã do Mundo.
O Benfica não é uma super-equipa mas é uma equipa forte. O ano passado foi eliminado da Champions pelo seu vencedor (o Chelsea), numa eliminatória em que não foi em nada inferior ao seu adversário. Não sendo uma super-equipa como o Barcelona, o Benfica é também um gigante do futebol mundial, quer em termos de palmarés, quer em termos de adeptos e grandeza institucional.
Será assim um grande jogo, um clássico até, do futebol europeu, com o favoritismo a pender quase em absoluto para a equipa da casa, mas com o Benfica a ter uma palavra a dizer, até porque algumas peças essenciais do Barcelona (Xabi e Iniesta) não jogarão.
Não é porém um Barcelona mais fragilizado o que entrará em campo. É um engano - que seria fatal se a equipa nele embarcasse - pensar assim. É um Barcelona talvez menos "automático" nos seus processos ofensivos e defensivos, mas ainda assim poderosíssimo, capaz de vencer qualquer equipa de topo e igual na sua matriz de jogo. Veja-se aliás como Guardiola saiu e Tito Vilanova manteve o estilo e a identidade inalteráveis - assim como os resultados. Um Barcelona diferente seria apenas um Barcelona sem Messi - mas este vai mesmo jogar amanhã.
Tarefa portanto muito difícil, mas ainda assim não impossível.
Se o Celtic, uma equipa esforçada e aguerrida, perigosa nas bolas paradas mas limitada tecnicamente, foi capaz de vencer o Barcelona, isso prova que não há imbatíveis.
Só um Benfica ao seu melhor nível e que tenha a sorte do jogo poderá sair amanhã vitorioso.
Mas - atenção: mesmo que isso não aconteça, o Benfica pode-se amanhã qualificar para os oitavos de final da Champions.
A vitória do Celtic sobre o Spartak está longe de ser um dado adquirido. Os russos têm alguma qualidade e tal como perderam surpreendentemente em casa com os escoceses poderão empatar ou vencer amanhã em Glasgow.
Convém ter isso em mente, até como forma de psicologicamente nos motivarmos. Um empate em Nou Camp pode também ser o resultado de que precisamos para progredir na competição. Seria muito positivo e, para mim, seria justo, pelo menos face ao que aconteceu até agora. A partir das 19.45h veremos.

1 comentário:

  1. Nem mais, no fundo, julgo termos a mesma ideia, ou seja, obviamente o desejo é que as 21h45 sejamos felizes, mas creio que há que ser realista e perceber sem qualquer tipo de constrangimento que o Barça está hoje muitos furos acima do Benfica, assim como da maioria dos grandes clubes europeus, considero mesmo que é mais fácil o Spartak vencer em Glasgow que o Benfica em Barça.
    Daí, que o que eu exijo aos nossos jogadores é que sejam iguais ao que têm sido esta epoca, que quando terminar o jogo, seja qual for o resultado, possamos todos sentir que tudo fizemos para conseguir um bom resultado.
    Concordo ainda com a opção de JJ em não arriscar a utilizaçao de Enzo e Salvio neste jogo, de modo a não comprometer a sua utlização num jogo, esse sim, que podemos ganhar, numa prova que essa sim é o grande objetivo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.