sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Cuidado...

Este não é um post sobre Cardozo.

A alerta é sério.

Aparentemente o clube Porto entrou em parafuso e em estado de quase histeria.
Foram os ataques antes do jogo, durante o jogo (quem viu as imagens de Vitor Pereira aquando da entrada de Maxi percebeu bem o que lhe saiu da boca) e sobretudo depois do jogo. Houve um toque a reunir e a chamar as "tropas". Onde estava Proença?, reclamaram presidente, técnicos e até jogadores. "O grande Benfica é isto", disse o seu treinador, acusando-nos de praticar um pontapé para a frente.

O mais estranho é que o clube do Porto nem perdeu o jogo. Mais, acabou o jogo a colocar defesas nos tempos de desconto e salvou-se a um minuto do fim dos descontos de um penalty que me parece muito evidente sobre Garay e que foi "transformado" em livre contra o Benfica.

Mas o medo está lá e os pedidos de colo não se fizeram esperar, assumindo grandes brados na imprensa. E logo vieram Proença e Vitor Pereira (o dos árbitros) multiplicar-se em explicações.

E os resultados não demoraram a aparecer. Primeiro foi Jorge Sousa em Coimbra - que não teve oportunidade de brilhar, porque os artistas daquela noite foram quem deve ser - os jogadores - que não deixaram margem de intervenção ao árbitro. Eu aliás nem acho Sousa o pior - tem as suas noites de anti-benfiquismo (como no Algarve na noite em Bruno Alves distribuiu pancada por tudo e todos ou em Braga, onde se passou coisa parecida) mas já teve arbitragens em que decidiu a nosso favor (lembro-me de um jogo em Leiria em que teve a coragem de assinalar um penalty - que existiu - sobre Aimar e que nos deu a vitória bem como a expulsão - justa - de Amoreirinha logo no início do jogo em Setúbal, que abriu caminho para uma grande vitória). Ainda assim, não sendo dos piores, é certo que não morre de amores por nós e que se sente muito pressionado para nos prejudicar.

Mas como o Benfica superou sem mácula esta eliminatória, já foi nomeado, agora sim, um dos maiores artistas da nossa praça: João Capela. Este é o tal de um célebre jogo em Olhão. O tal que expulsou Aimar nessa partida e expulsou Cardozo por bater na relva no importantíssimo jogo contra o Sporting do ano passado na Luz.


Será mais uma prova de fogo para os nossos atletas, que não apenas têm que defrontar 11 da equipa adversária como também os que deveriam estar em campo apenas para arbitrar mas que afinal estão a puxar para um dos lados.

Não tenho dúvida de que Capela terá percebido bem o que lhe é pedido, ao ser nomeado para este jogo. De uma "boa" arbitragem, isto é, uma arbitragem que prejudique o Benfica, dependerá uma boa nota e futuros prémios para este árbitro. Eles bem sabem como o sistema funciona.

Não me espantaria que os responsáveis do Moreirense também estivessem alerta para este facto e que os seus jogadores entrassem em campo com uma confiança redobrada por saberem que tinham as costas quentes.

O que depende porém de nós é como entrarão os nossos jogadores. Deixar-se-ão afectar por esta nomeação? Por atitudes provocatórias do árbitro?

A diferença desta época para as anteriores tem que passar muito por aí. A equipa tem que ter a capacidade de transformar ambientes e arbitragens adversas em factores motivacionais extras.

Já começámos a demonstrar essa atitude e estou seguro de que o continuaremos a fazer. Acho que, por uma vez, até deveríamos estar agradecidos ao sistema: é que com a superação destes obstáculos e armadilhas que constantemente nos vão colocando no caminho, cada vez ficamos mais fortes, mais unidos, mais confiantes. Cada vez se tornará mais patente como será muito difícil pararem-nos. Cada vez o desespero do sistema aumentará - e quanto mais isto acontecer mais perto ele ficará de cometer um erro fatal que torne de uma vez por todas visível a todo o País a sua face grotesca.

Continuemos pois a apoiar a nossa equipa e ela continuará certamente a dar-nos muitas alegrias. Não é contra tudo e contra todos, porque nós benfiquistas somos muitos, mas é seguramente contra adversários e contra o sistema.

6 comentários:

  1. Muito bem , está tudo dito , só não vê quem não quer .
    Abraços .

    ResponderEliminar
  2. o porco do guarda redes dos porcos disse ke brevemente iam ficar a frente,este vai ser um jogo ke vamos ser roubados,kuidado com as kedas dentro da area e cartoes ke se poder nao perdoa nada,mas contra o braga é ke eles estam a fazer conta de passar pr frente!!....NO FUTEBOL É COMO NAS MODALIDADES AMADORAS KE SO PERDEM SE JA NAO FIZER FALTA ESSES PONTOS PR DIZEREM KE TB PERDEM!!

    ResponderEliminar
  3. Bom post. Gostei particularmente do último parágrafo.

    ResponderEliminar
  4. Estes dois jogos Moreirense e Braga vão tentar tudo por tudo para ROUBAR o Benfica e digo uma coisa se acontecer o que aconteceu no ano passado e nada se fizer direcção do Benfica adeptos do Benfica entrego o meu cartão de sócio e deixo de ver futebol.
    ESTOU FARTO DE VER O BENFICA A SER ROUBADO

    ResponderEliminar
  5. Este clima de suspeição lançado sobre os árbitros antes dos jogos não ajuda... os homens de negro sofrem pressões de todos os lados e acredito que na maioria dos casos tentam apenas fazer o seu melhor. Pode ter havido um ou outro erro, mas não me parece que esta época o Benfica esteja a ser prejudicado, pelo contrário. Não vi o jogo com muita atenção mas a arbitragem ontem contra o Moreirense pareceu-me isenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Comestor, as últimas jornadas da época passada não sustentam essa tese de que os árbitros tentam fazer o seu melhor. A pressão deste e de outros blogs é uma brincadeira ao lado das pressões dos observadores e do Porto.
      Esta época as coisas perparavam-se para ser iguais e de facto começaram por o ser. Foi a anulação sem qualquer razão do golo que nos daria o 3-2 contra o Braga e os dois penalties escandalosos em Coimbra. Nessa medida já fomos seriamente prejudicados esta época (e não me lembro dos árbitros nos "darem" 4 pontos).
      As coisas só pararam por aí (até ver) porque o Rui Gomes da Silva, o próprio Jesus e outros benfiquistas falaram em termos muito duros e apontaram claramente quais os árbitros que sistematicamente prejudicam o Benfica. Desde aí, eles têm mais cuidado.
      Esta é a forma como eu vejo as coisas, sobretudo desde a vergonha da época passada.

      Boas comezainas!

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.