domingo, 12 de maio de 2013

Demasiado mau para ser verdade - e agora?

O que aconteceu ontem é de uma injustiça atroz, de uma infelicidade inconcebível.
É daqueles jogos que nos fazem pensar que não faz sentido sofrer desta forma por um jogo em que a sorte pode decidir tudo.
Não tenham ilusões - o campeonato, que praticamente estava ganho segunda-feira às 20.00h, já foi.
E o campeonato era a prioridade este ano.

É triste, é injusto, é quase sádico, da parte da força que rege as coisas deste mundo, chamemos-lhe providência ou destino fazer-nos uma coisa destas.

O Benfica foi claramente a melhor equipa do campeonato até à jornada 28, em que aconteceram coisas um pouco estranhas, como a exibição "esfomeada" do Estoril e a facilidade com que o Nacional entregou o jogo. Um ladrão será sempre um ladrão e portanto o presidente do Porto, que hoje todos bajulam mais uma vez, não se tornou agora honesto. Nessa medida a estranheza não é infundamentada.

(Excusam aliás de vir aqui colocar comentários a dizer que esta é uma falsa questão porque não é. E eu não me cansarei aqui de falar neste assunto porque uma coisa é o Estoril jogar de forma séria, outra é comer relva como se a sua vida dependesse desse jogo. Se o Nacional tivesse tido aquela atitude provavelmente teríamos sido campeões na jornada passada).

Com o Estoril, o Benfica, em todo o restante campeonato dominador e praticamente vencedor (tínhamos até então 4 empates: com Porto, sem casos, com Braga, com golo mal anulado, com a Académica, com dois penalties xistrados, e com o Nacional com duas expulsões), foi dominado em grandes espaços do jogo e empatou a custo.

O destino é demasiado cruel com Jesus, que foi um homem sempre respeitador dos adversários desde a 1ª jornada, nunca falou mal do Porto, do Braga ou sequer do Sporting, sempre teve uma postura correcta mesmo quando foi alvo de ataques vis de um estrunfe que faz de treinador e que lança kelvins e liedsons em desespero e a quem esse mesmo destino entrega de mão beijada dois campeonatos.

O destino é demasiado cruel com Jesus, insisto, por várias razões. Os ataques de que o homem foi alvo por parte do estrunfe: "O Benfica é sempre o favorito e depois o Porto chega e ganha sempre". Se JJ falasse desta maneira como seria crucificado por todos por ser arrogante e pesporrento! "O treinador do Benfica é um egocêntrico", "O Benfica é isto: pontapé para a frente", "o outro clube...", etc, etc. E isto para não falar das "liga capela" e outras coisas que tais.

E no fim ainda se fica a rir, vencendo num ano com um golo em fora de jogo e no outro com um autogolo e um golo caído do nada no período de descontos QUANDO O BENFICA DOMINAVA E AMEAÇAVA ATÉ MARCAR!

E ainda existem criaturas que se intitulam benfiquistas e dizem que Jesus estava a jogar para o empate e que isto e que aquilo! POIS SE SOFREMOS UM GOLO EM CONTRA ATAQUE SENHORES?!!? Quanto muito deveríamos era ter defendido mais!

O destino é cruel com JJ porque se ele tem jogado contra o Estoril com alguns "suplentes" e o resultado fosse o mesmo, seria duramente criticado. Tendo jogado com os "titulares", na convicção de que depois poderia descansar alguns no dragão, acontece-lhe o que aconteceu.

O destino, sendo de uma crueldade que roça o sadismo com Jesus, trazendo felicidade imerecida a quem tão mal falou, a quem foi arrogante e desrespeitador, a quem tão pouco jogou durante a época, coloca o mesmo Jesus numa posição difícil.

A questão é que o tal "fantasma" Porto que já existia no passado se tornou monstruoso com Jesus. Neste momento os números começam a ser assustadores: em 4 épocas (8 jogos) Jesus ganha uma vez ao Porto! Perde 5 e empata 2. Uma das derrotas é por 5-0! Outra dá o título de campeão ao Porto na Luz. Outra dá a inversão de posições no campeonato (no ano passado) e a de ontem dá o campeonato ao Porto. Jesus, sublinho, só venceu o Porto (para o campeonato, nada do resto me interessa neste momento) uma vez: 1-0 com golo de Saviola. Não será um pouco de menos para 8 jogos?

E, reitero, nem no ano passado nem neste ano o Benfica merecia perder os jogos. Mas a realidade é o que é.

Tudo o que pode correr mal ao Benfica corre mesmo mal. É um pesadêlo sem nome.

Os sócios, os adeptos voltaram a sofrer uma decepção demasiado amarga, que não mereciam mesmo.

Tudo isto tem que ser muito bem analisado por todos, porque desilusões constantes deste tipo fazem-me lembrar o que se passou no Sporting há uns anos, com as consequências que estão à vista.

Este ano não se podia mesmo falhar - era o ano que podia marcar a viragem.

Contra o Estoril não se podia falhar - falhou-se.

A partir daí não se podia falhar contra o Porto - falhou-se.

É demasiado mau para ser verdade.

E agora?

Agora vem uma final que o Benfica provavelmente vai perder. O Benfica está neste momento em cacos - fisica e psicologicamente. Não peçam apoio aos adeptos porque isso não tem faltado - o que faltou foi a equipa ganhar (ou pelo menos não perder) quando não podia falhar.

Perdendo essa final (e admitamo-lo, neste momento só quase um milagre evitará esse desfecho) as coisas ficam feias. Não é a Taça que vai servir para apagar tão amarga desilusão - perdê-la então levaria o clube ao abismo.

Ganhando a Liga Europa, pelo contrário, as coisas ficariam atenuadas. Afinal de contas e apesar da desilusão de ontem, a alegria seria tremenda. Juntando a Taça de Portugal, seria uma grande época e poderíamos de facto atribuir a derrota de ontem à má sorte, ainda que tirando ilações do que se passou com o Estoril e abordar a próxima época com confiança.

Ainda muito está portanto em jogo neste momento. Não apenas a época, mas parte do futuro do Benfica. Tínhamos uma oportunidade de ouro esta época, neste momento estamos a lutar contra um desastre quase anunciado.

O destino está a ser demasiado cruel com Jorge Jesus e o Benfica. Pelo espírito e dedicação que todos - adeptos e equipa - mostrámos esta época, não merecíamos de forma nenhuma o que começou a acontecer segunda-feira. Será que o destino ou a fortuna ainda nos surpreenderão?

Uma coisa é certa. Estivemos a 2 minutos de fazer a festa que merecíamos e levámos com esta monumental desilusão. Hoje todos nós nos tornámos um bocadinho mais cínicos. E eu perdi uma noite de sono.

6 comentários:

  1. dedico esta perda de campeonato (nao sejamos cegos)aos otarios que tiravam fotos de "reservados" por todo o mundo, aos jogadores pelos festejos no fim do jogo contra o maritimo,à um presidente que faz negocios no Brasil no dia do jogo contra o Estoril, à uma estrutura que não é capaz de incutir uma cultura de meter respeito à corruptolas à siciliana e pelo contrario tem um medo e um respeito imenso pelas suas palhaçadas. Evoluimos muito nos ultimos anos mas sinceramente o malaga mostrou o caminho para não falar do nicosia... O Benfica hoje parece mais uma equipa de surfistas preocupados com o visual do que homens com barba rija acordem crlh!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma benfiquista que praticamente não dormiu durante toda a noite. Aliás, ainda agora, enquanto escreve, o aperto no meu coração é de tal forma grande que parece que vai rebentar a qualquer momento. As lágrimas não param de cair desde aquele maldito golo.
    Assino por baixo e concordo com tudo o que disse. O Benfica não teve sorte nenhuma, e ao contrário do que por aí se diz, fez um jogo bem pensado.
    Espero que os nossos jogadores consigam ultrapassar esta noite fatídica e mostrem 4ª feira de que raça é feita a equipa do Benfica. Não merecemos mais destes desgostos.

    ResponderEliminar
  3. Pff , mas alguém acredita que o Benfica ganha contra o Chelsea? Eu ja tinha poucas esperanças mas depois desta derrota moral, sinceramente, ou apanhamos uma noite horrível do chelsea e conseguimos ir a penaltys ou na primeira meia hora o jogo está entregue. Espero engolir as minhas palavras, mas n acredito mesmo.

    PS: Mesmo que o Benfica seja campeão na ultima jornada, deixei de ter motivos para festejar. É muita incompetência junta nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  4. se a preocupaçao em ganhar fosse cm a de chorar..n tinham perdido ontem. O benfica n quis ganhar o jogo e perdeu um campeonato por isso

    ResponderEliminar
  5. Concordo em número e grau com o que foi referido no texto, mas mais que destino ou fortuna o FCP transformou-se numa barreira intransponível para o Benfica, os resultados falam por si 1 vitoria em 8 jogos, num campeonato bipolarizado ao máximo como é o nosso só existe uma maneira de ser campeão... ter a vantagem no confronto directo, pois percalços (Estoril) acontecem a todos como tb lhes aconteceu (Olhanense), e o tal rolo compressor que muitos falam só serve para bater em mortos porque quando o adversário é competitivo as coisas por um motivo ou outro nunca funcionam, e sem demagogismos o FCP tem uma boa e sólida equipa e custa muito admitir mas não temos chegado para eles, o FCP está a torna-se um monstro um fantasma temido por todos os benfiquista, desde os adeptos aos jogadores e principalmente pelo treinador, não é por acaso que este sempre muda a equipa quando os defrontamos..soluções tb não as tenho mas de uma coisa tenho a certeza para se poder ganhar algo tem de se ganhar ao FCP.. E por falar nesse clube, lá quando se falha todos sabem o que acontece....

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.