terça-feira, 7 de maio de 2013

Falta pouco

Há uma coisa boa nesta semana.

O Benfica podia ter o campeonato praticamente ganho se tivesse vencido o Estoril, mas a verdade é que perdendo no dragão tudo ficaria na mesma adiado para a última jornada. Com a agravante de perder a invencibilidade que registamos até agora.
Nessa medida as coisas não mudaram assim tanto. Simplesmente estamos "proibidos" de perder no dragão - o que é uma coisa boa! - e, ganhando, garantimos o título.

Há três semanas escrevi contra a euforia. Ele era bigodes, ele era marqueses, ele era já gozar com os adversários. Como se pode ser tão parvo? Nada estava ganho, como agora se percebe perfeitamente. Para quê tanta estupidez, para quê, com uma atitude arrogante e sobranceira, abandonar a mentalidade que nos colocara onde estávamos?

Desde criança que sei que "não se deitam foguetes antes da festa". Espero que os patetas que andaram fazendo a festa antecipadamente tenham percebido de uma vez e para sempre quão prejudicial é essa atitude. Até a própria equipa se deixou contagiar e festejou antes do tempo na Madeira o que ainda não estava ganho.

Faltava vencer o Estoril para ter uma almofada de segurança para o dragão. Agora essa almofada desapareceu. No dragão não haverá margem de manobra, não haverá espaço para "poupanças", não haverá rede de segurança. Qualquer erro pode deitar tudo a perder.

Estamos ainda por cima à mercê de uma nomeação muito perigosa. Depois de semanas a fio de propaganda portista, o caldo está cozinhado para "corrigir" a "capelada". Ou seja, preparemo-nos para na arbitragem ter mais um factor adverso no sábado.

O que pode então afinal ser "bom" nesta semana, como afirmo na frase de abertura deste post?

O jogo é já no sábado. Ou seja, não teremos que esperar - e agonizar - muitos dias até ao jogo decisivo.

E o Benfica começa a ganhar. Estamos à frente e isso faz toda a diferença. Não é ainda estamos à frente. É: estamos à frente e assim queremos acabar o jogo. Mais: queremos acabar o jogo campeões.

Quando surgirá outra oportunidade tão perfeita para fazer história? Para marcar uma superioridade no futebol português, que esta época ficou patente em tantos momentos?

Sábado não há desculpas, não há justificações, não há margem para ficar abaixo do exigível. Sábado é mesmo o tira teimas. Querem ser campeões? Têm que o fazer no terreno do adversário! Com muita coisa contra, excepto a classificação, que resulta do mérito de toda uma época até aqui, e o futebol que formos capazes de explanar em campo.

Tudo depende do Benfica, do que o seu treinador e os seus jogadores forem capazes de fazer em campo. Os adeptos, num contexto de uma crise que vai já praticamente numa década, têm dado à equipa tudo o que se lhes pode exigir. Nesta altura a equipa vai a terreno inimigo, num ambiente de terror para se afirmar de uma forma decisiva e final.

Esqueçam tudo o mais. Esqueçam a Liga Europa, esqueçam a Taça de Portugal, esqueçam todos os jogos que estão para trás!

Só há um jogo, só há uma oportunidade, só há 90 minutos. É no terreno adversário. Terá que ser assim. Mas até por isso terá outro valor trazer de lá o título.

Pessimismo? Derrotismo? Não fazem sentido. Quem não quer estar nestas situações não pode ser adepto de futebol. Quem quer ganhar de forma fácil, sem sofrimento, sem emoção, sem nervos deve escolher outro desporto para seguir. Querem ganhar sem defrontar os rivais que querem estar na nossa posição? Isso não é possível.

Este é o jogo maior que se pode imaginar. Este é o jogo maior que se pode jogar. Este á o jogo maior com que um adepto sonha, às vezes quase uma vida. Estamos a 90 minutos de fazer história.

E o jogo é já sábado.

1 comentário:

  1. Parabéns pelo tópico, este texto devia estar nas mãos de todos os adeptos, jogadores e dirigentes!!!

    Chega de ter uma atitude derrotista, chega de ir ao estádio da equipa rival com as pernas a tremer, chega de pensar que não somos os melhores, e que perdemos sempre que jogamos com eles. É altura de mudar mentalidades, e se não for agora, quando será???

    Um abraço

    João

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.