quinta-feira, 16 de maio de 2013

A grandeza e a medíocridade

Foi extraordinário, comovente, ver a recepção que centenas de adeptos do Benfica deram à sua equipa.

Insisto na ideia: somos um País chagado pela crise, pelo desânimo, que todos os dias assiste nas televisões a novas más notícias, a conflitualidade permanente na classe política, a cortes e mais cortes nos rendimentos das pessoas, desemprego e mais desemprego, recessão e mais recessão. Neste contexto, as alegrias, as vitórias no desporto poderiam ser uma forma de pelo menos dar alguma razão para celebrar, para elevar um pouco os nossos egos, ter alguma alegria.

Mas não: em 2004 perdemos ingloriamente uma final de um Europeu contra a Grécia, em 2006 a possibilidade de estar na final de um mundial com um penalty discutivel contra a França, em 2012 não chegamos à final perdendo em penalties contra a Espanha, depois de termos sido melhores durante o jogo. No ténis somos uma nulidade, nos desportos motorizados quase inexistentes, no râguebi os nossos amadores, apesar de toda a dedicação, sofrem derrota atrás de derrota, nos jogos olímpicos estamos entre os mais fraquinhos.

Em devido tempo escrevi sobre isto. Em termos de futebol de selecções, Portugal é considerada a melhor equipa a nunca ter ganho um troféu. No momento da verdade sempre há uma decisão arbitral desfavorável, uma bola que caprichosamente não entra, um jogador que falha, um azar, que nos fazem perder. E nos últimos anos temos que assistir às celebrações constantes dos nossos vizinhos espanhóis, nalguns casos resultantes de vitórias sobre nós.

Em relação ao Benfica, penso que 7 finais perdidas consecutivas dizem tudo. Estou seguro praticamente a 100% de que é algo sem paralelo no mundo. Nenhuma outra equipa terá sequer 4 finais seguidas perdidas (pelo menos no futebol europeu) quanto mais 7.

É de facto insólito.

Se pensarmos que em 7 finais defrontámos adversários muito diferentes em termos de qualidade, de tipo de futebol, oriundos de diferentes países; que nuns casos éramos favoritos, noutros não, nuns casos tínhamos equipas mais fortes e talentosas, noutras mais trabalhadoras e de "carregadores de pianos"; nuns casos os jogos foram de uma maneira e noutros de outra, custa muito a crer - e mais ainda a aceitar - que tenhamos perdido as 7.

Esta nova final perdida surge ainda por cima dias depois do jogo com o Porto, em relação ao qual já disse tudo, que por sua vez se tornou decisivo apenas porque não fomos capazes de vencer o Estoril em casa, com a Luz cheia e tendo criado oportunidades para marcar pelo menos 3 golos nos primeiros 15 minutos. É bruxedo, só pode ser bruxedo.

Por favor não me falem de erros porque todos erram, simplesmente os nossos erros têm sempre a consequência mais gravosa (dão golos) ainda por cima nos segundos derradeiros dos jogos, quando quase já não há reacção possível.

Está tudo contra nós: há dois anos o Porto vence a Liga Europa com um golo em fora de jogo de Falcao. Ontem o Benfica podia ter ganho a Liga Europa com um golo legal de Cardozo, que o fiscal anula por fora de jogo. Seria o 1-0, muito provavelmente venceríamos o jogo.

Perante tamanhas adversidades os adeptos do Benfica têm tido uma postura notável, exemplar, digna de ser destacada. Ter centenas de pessoas a aplaudir os jogadores e técnicos já madrugada dentro, depois de duas derrotas tão duras e tão injustas, mostra toda a sua humanidade, o seu reconhecimento do esforço de todos. Celebrar vitórias é fácil, apoiar depois de derrotas - ainda para mais estas - demonstra uma grandeza que deve ser enaltecida - e uma grande coragem. Parabéns a todos os que lá estiveram.

Depois temos os ideiotas que vêm fazer comentários para as redes sociais, os que vêm falar de "castigo" pela "fanfarronice" (!!!), os que festejaram estes momentos (!!), os que vêm falar do quase.

Isto depois de Van Hooijdonk ter dito isto: «Como adepto do Benfica estou muito desapontado. Só houve uma equipa a merecer vencer. Infelizmente aconteceu o mesmo do jogo do FC Porto, no sábado. Com um golo no período de compensação. Sinto muito pelos adeptos do Benfica, foram fantásticos. Só faltaram os golos, deviam ter marcado mais. O futebol pode funcionar contra ti. (os jogadores) Nunca se mostraram cansados. Foram criativos, fizeram o mesmo que no jogo com o Fenerbahçe, mas não com o FC Porto. Dominaram todo o jogo. Aliás, estava com outros ex-internacionais, como o Ronald Koeman e Ronald de Boer, e estavam todos entusiasmados pela forma como o Benfica jogou. Fico triste pelo facto de a melhor equipa não ter ganho», declarou, aos microfones da Sic Notícias, o antigo goleador.

Depois do tenista Djokovic ter dito isto: «Bom trabalho Ivanovic e parabéns ao Benfica, uma das minhas equipas favoritas, por ter chegado à final! Nemanja Matic, Sérvia», afirmou Djokovic, na rede social Twitter.

Depois de Cruif ter dito que a melhor equipa não ganhou, depois de Ramires, jogador do Chelsea (!) ter dito "O Benfica merecia ter ganho".

Realmente Portugal tem muitos estúpidos. Estúpidos que odeiam o Benfica e constituem um factor de atraso para o País. E atenção - houve muitos adeptos do Sporting que estiveram juntamente connosco a torcer pela vitória do Benfica. E mesmo alguns do Porto. Obviamente não falo contra eles, nem sequer contra aqueles que, em virtude da rivalidade, têm dificuldade em apoiar o Benfica mas pelo menos têm a decência de, numa altura destas, ter um mínimo de respeito. Falo dos idiotas, dos medíocres que se comprazem com a tristeza dos outros, tal a sua inferioridade mental. Insisto, gente desta, sem educação nem nível (e são muitos, independentemente do estrato social), constitui um factor de atraso para Portugal.

4 comentários:

  1. Apoiado, Frank! O que nós sofremos - com a selecção, como lembras e bem, com as derrotas injustas do nosso clube - e a dignidade com que sofremos, só isso basta para fazer dos adeptos do Benfica heróis. Tenham decência e respeito

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto,concordo totalmente com o teu raciocínio. Seria interessante que se estudasse o porquê de tanto ódio, sinceramente não o consigo perceber. Um Benfiquista Orgulhoso.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado! excelente texto!

    - Pedro Paiva

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.