terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Taça da Liga em "modo clássico"

O Benfica joga amanhã na Luz a passagem às meias finais da Taça da Liga.

Trata-se de uma competição para ganhar, estando o Benfica numa situação muito privilegiada para passar às meias finais, bastando-lhe empatar com a Académica.

Por outro lado, a prioridade para esta época é o Campeonato e Domingo há um jogo de grande importância.

Nesta medida, terá que existir uma gestão cuidada do plantel, tendo em conta sobretudo algumas posições chave, a começar pelos centrais.

Com efeito, o Benfica está esta época a ter problemas com os seus centrais: primeiro foi o castigo de Luisão, depois a lesão do mesmo, entretanto também Jardel, Miguel Vítor e parece que o próprio Sidney se lesionaram.

Face a este quadro, penso que JJ não deve arriscar Garay nem Jardel, embora possa por outro lado querer dar tempo de competição a Luisão. Não será pois de espantar que Roderick possa jogar ao lado do capitão.

Por outro lado, nas laterais, deverão jogar Luisinho e eventualmente André Almeida (com a hipótese de Maxi poder fazer meia parte).

Também no meio, face às poucas alternativas a Matic, penso que este deveria ser poupado a qualquer eventualidade e não jogar de início, embora JJ melhor saberá avaliar estas questões. Olhando para o plantel, uma hipótese seria Maxi jogar na primeira parte como lateral e André Almeida a "trinco", passando este a lateral na segunda parte e saindo Maxi para a entrada de alguém para o meio campo. Há por outro lado a novidade de Aimar estar aparentemente em condições, sendo que Bruno César poderá também ocupar um dos lugares.

Nas alas, parece seguro que Nolito jogará, provavelmente acompanhado de Ola John. Já na frente é possível que Kardec possa ter uma oportunidade. As ausências confirmadas de Rodrigo e Cardozo, abrirão um lugar para o brasileiro que nunca se conseguiu afirmar no Benfica. Resta ainda um lugar, que poderá ser ocupado por Lima, embora eu pense que este não jogará mais de 45-60 minutos. Enfim, admito que são muitas suposições e muitas dúvidas, mas ainda assim aqui fica um 11 pouco ortodoxo mas possível para o jogo de amanhã contra a Académica:


Paulo Lopes,
Maxi Pereira (apenas 45 m)
Roderick
Luisão
Luisinho
André Almeida/Miguel Rosa
Bruno César/Aimar
Nolito
Ola John
Kardec
Lima

2 comentários:

  1. Não acho que o Benfica vá fazer uma gestão exagerada do plantel. Até porque a gestão/rotação tem sido feita e continuará a ser feita. Portanto o Roderick só vai jogar por impedimento físico já que tem poucos treinos com a equipa. O André Almeida é capaz de jogar a titular e o Maxi jogar uns minutos na segunda parte. O André Gomes deve fazer dupla outra vez com o Bruno César no meio campo e o Aimar se jogar será o segundo avançado. Sendo assim só deverão jogar 4 ou 5 titulares dos que irão jogar também contra o Porto.

    E o nosso rival vai levar para jogo o Varela, o Kelvin e o Seba (quem?) como atacantes!

    E com a saída do Miguel Lopes e do Emídio Rafael passaram a só ter 3 laterais no plantel principal e um deles só jogou um jogo e porque foi contra uma equipa da 3ª divisão.

    Alguém ainda acredita que o melhor plantel é o do Porto??? Só se for porque conta com o plantel extra de árbitros, capazes de compensar qualquer falha.

    ResponderEliminar
  2. Sim, possivelmente estarás mais próximo da equipa de amanhã do que eu. O que me parece é que realmente Matic, Jardel e Garay e Rodrigo, Gaitan, Cardozo e Lima têm que ser poupados, quer para precaver qualquer lesão quer para que cheguem frescos a Domingo. Por exemplo o Lima em alguns jogos denotou cansaço (por exemplo contra o Moreirense) que até o levou a falhar golos relativamente fáceis, nomeadamente o penalty. Notava-se que ele estava pesado. Ora, tendo agora descansado uns dias, apareceu logo noutra forma contra o Estoril. Estava mais "leve" e isso dá-lhe outra pujança física que para um jogador como ele é muito importante.
    Quanto à análise propriamente dita ao clássico, nas suas várias vertentes, é algo que abordarei noutros posts depois deste jogo da Taça da Liga.

    abraço

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.