domingo, 12 de maio de 2013

Deitar tudo a perder numa semana - do sonho ao pesadelo

Da época de sonho, o Benfica passou em menos de uma semana a um grande pesadelo.

A comparação com o Sporting de Peseiro é óbvia mas, acreditem-me, esta pode ser bem pior - ou melhor dependendo do que aconteça quarta.

O Sporting de Peseiro que perdeu tudo chegou onde está hoje - a lutar pela sobrevivência.

O Benfica está num momento chave. Uma eventual derrota em Amsterdão pode-nos levar para perto do abismo.

Porque o que acontece é isto: os benfiquistas deixarão de acreditar. E é perfeitamente normal que assim aconteça. As críticas a JJ choverão, a instabilidade aumentará, alguns jogadores sairão no fim da época, o desânimo e o sentimento de que não vale a pena instalar-se-ão.

Num ano, 2010/2011 foram as desilusões e as humilhações: perder 5-0 no dragão, perder o campeonato para um Porto invicto que celebrou o campeonato na Luz às escuras, ser eliminado da final da Taça depois de ganhar 2-0 no dragão, perder a meia final da Liga Europa para o Braga. Noutro foi o desbaratar de 5 pontos de vantagem ao dobrar a primeira volta, com os árbitros a roubar. Noutro perder o campeonato nas 3 últimas jornadas quando tinhamos 4 pontos de vantagem.

Perdido o campeonato, perdendo a Liga Europa, torna-se difícil pedir aos adeptos para apoiar e acreditar. Para quê? Para sofrer como se sofreu ontem? Para morrer na praia? Para ver os outros celebrar, rir e gozar-nos na cara?

É um pouco demais.

E faz-nos pensar em algumas coisas: durante toda a época o Benfica não falou de arbitragem, não respondeu às provocações do Porto, não falou da renovação de Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira manteve-se em silêncio.

Depois da vitória contra o Fenerbahçe, Luis Filipe Vieira deu uma entrevista, disse que Jesus era o seu treinador até 2014, Gabriel veio fazer uma conferência de imprensa a atacar o Porto e a falar de casos de arbitragem.

Desde então aconteceu o que está à vista.

Quarta-feira é mais uma prova de fogo. O que já aconteceu, sendo doloroso e quase inacreditável já não pode ser modificado. Não o apagando, uma vitória na Liga Europa seria um feito para recordar e um motivo de alegria. Uma derrota ameaça colocar o Benfica no caminho do Sporting. A desmobilização dos adeptos será uma realidade.

Não me interessa aqui apontar "culpados" por isso mas as responsabilidades por um eventual falhanço numa época que tinha tudo para correr bem terão que ser assumidas por alguém.

Não quero dizer muito mais, obviamente estou muito desapontado e desiludido e não quero deixar que isso me faça ser injusto seja com quem for.

Mas digo apenas mais isto: o timing da renovação com Jorge Jesus era antes do jogo com o Porto. Ou, se aquilo que Vieira disse é verdade, que JJ é o seu treinador até 2014, antes da Final da Liga Europa. Caso contrário pura e simplesmente não tinha dito rigorosamente nada sobre o assunto - muito menos na véspera do jogo com o Estoril, quando pensava que pelo menos o campeonato e a Taça estavam já ganhos e as suas declarações pareceram uma tentativa de pressionar JJ a renovar ou mesmo de colher louros pelos sucessos que pareciam inevitáveis. Nessa altura Vieira objetivamente desestabilizou e introduziu um factor de perturbação no que devia ser uma concentração total para esse jogo.

Pode não haver relação de causa e consequência ou efeito entre as duas coisas mas infelizmente houve esta sucessão de eventos.

Volto a dizer: muita coisa está em jogo na quarta-feira. .

E não me peçam para acreditar: acreditar não ganha jogos, tal como os vídeos motivacionais e nem sequer o "apoio" à equipa. Como se viu com o Estoril ou ontem no dragão.

9 comentários:

  1. O que vi ontem deixou-me de rastos desiludido e acima de tudo revoltado. Eu gostava que os benfiquistas pusessem algumas questões a si mesmos. Se somos a melhor equipa no que toca á prática do futebol, porque somos sempre nós a adaptarmo-nos á equipa do Porto? Porque é que somos sempre nós qe muda a tática, a forma de jogar e até mesmo o espirito dentro de campo? seremos tão grandes assim? Será JJ um treinador competente? Será Vieira um verdadeiro dirigente?
    Eu gosto daqueles benfiquistas que criticam outros por estes estarem desiludidos e magoados com a equipa por esta ter perdido um campeonato!!! GOSTO mesmo! Gosto da hipócrisia e falta de ambição que essa atitude demonstra! Porque na ideia deles um benfiquista à séria nunca se questiona, nem nos momentos de derrota e perda de titulos.
    A verdade é que atribui-o esta perda de titulo a JJ. Para mim é o melhor treinador a atuar em Portugal, sem sombra de dúvidas.Mas é um treinador que nao tem a ambiçao e a força necessária para em momentos decisivos como o de ontem se superiorizar e tirar um coelho da cartola. Às vezes questiono-mo e pergunto se ele faz de propósito! óbvio que a resposta é não mas em momentos como este tudo nos passa pela cabeça!
    Relativamente a vieira, não queria falar muito porque foi a maior parte dos benfiquistas que o colocou lá e lhe deu todo esse poder, mas dizer só que, um dirigente que só vem dar entrevistas depois de grandes vitórias (fernebach, mas nos momentos menos bons (estoril) se resigna ao silêncio não é um dirigente digno! e mais não digo porque isto nos levaria muito longe.
    Mas é isto!! em algum local tinha de expressar a minha opinião porque desde de ontem que não estou bem!!
    Saudações benfiquistas!!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, vejo 2 comentários à altura do Benfica! Pensava eu que era o único benfiquista descontente por perder um campeonato nas últimas 3 jornadas com uma vantagem de 4 pontos, depois de na época passada termos desperdiçado uma vantagem de 5 pontos. Fui ontem ao estádio apoiar os jogadores, pois acho que foram uns guerreiros durante os 90 minutos e insultar o mestre Jesus. Todos olharam de lado para mim e me criticaram... Fodas!!! Somos o Benfica, não somos o Sporting... Farto de vitórias morais andamos nós! O Sporting é que numa época que não vai á liga europa e no ultimo jogo da época em casa faz uma homenagem ao Wolkswinkel!! O Wolkswinkel??!!´Alguns benfiquistas são iguais, chegando ao ponto (já foi aqui referenciado) de criticar outros adeptos que pura e simplesmente estão desanimados e fartos destas merdas todas... Nós queremos é títulos, não queremos saber se o Benfica já não jogava assim desde os anos 80... Jogamos bem é certo, mas o que ganhamos nestes últimos 4 anos?! 4 anos de investimento como nunca aconteceu antes. Se isto acontecesse na era pós 1993-1994 ou na situação actual do Sporting, eu até admitia isto, mas porra temos uma estrutura, temos grandes jogadores, temos a melhor equipa do campeonato, mas perdemos-o para uma equipa em que o seu treinador é um tipo nojento, mas quer queiram quer não ganha o campeonato sozinho, pois mais ninguém senão ele acreditava no titulo... Fdx... 2 anos seguidos?!!

    ResponderEliminar
  3. São derrotas muito estranhas, quer dizer substituições muito estranhas! Num jogo de tamanha importancia retirar o Gaitan(estafado/lesionado)para meter o Roderick é um tanto estranho! Não era mais fácil meter o Melga fazer subir o André Almeida e puxar o Enzo para uma extrema ou fazer o lugar de Gaitan!? Ainda mais estranho foi a vitória do Benfica nos corruptos por 0-2 para a taça de Portugal e depois perdemos por 0-3 em casa. São coisas muito estranhas... Acho que chegou a hora do Vieira e do Jesus!

    http://benficaaaaaaaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Neste momento não há um único benfiquista satisfeito. Mas devia haver, porque vamos disputar duas finais e o campeonato não está perdido, ao contrário de outros anos em que chegávamos ao fim da 1.ª volta a 10 pontos do líder. Temos de tentar manter a cabeça fria. Anónimo fala de '4 anos de investimento como nunca aconteceu antes'. O que nunca aconteceu antes é formarmos e vendermos jogadores desta maneira, a este nível. Investimento? Com retorno. Temos grandes jogadores e uma estrutura? Ao senhor Vieira e ao JJ o devemos. Quem era o Matic antes de jogar na nossa equipa? Quem era o Enzo? Quanto valorizaram no nosso clube? Não sejamos cegos! Querem dar (mais) um presente ao sr. Pinto da Costa? Entreguem-lhe a cabeça de JJ numa bandeja. Aí sim, ele terá muitos motivos para sorrir.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Caro comestor, somos o Benfica. Temos mais de 100 anos de história e caso não saiba já existíamos antes do catedrático J.J. vir para o nosso Benfica. Matic!? Boa aposta sim senhor, dou mérito ao J.J. Agora pergunto, onde andou o Matic na época passada quando o Javi jogou até à exaustão?? O Enzo já era bom jogador, mas concordo que tenha sido a melhor adaptação que ele tenha feito. Agora estes jogadores só apareceram porque a torneira fechou no inicio da presente época, porque senão tínhamos ido buscar mais 2 ou 3 brasileiros indicados pelo mestre e os Enzos, Matic, André Gomes e Almeida nem sequer tinham aparecido! Achas que outro treinador em 4 anos e com as condições que temos não ganhava mais que 1 campeonato e 3 taças da liga? Yah jogamos muito bem, mas é durante 7 meses... e os outros 3, que por sinal são os mais importantes!? Perdemos uma vantagem destas, até pode acontecer, mas não acontece 2 vezes seguidas! Não quero saber se jogamos bem ou mal, eu quero é títulos. Farto de vitórias morais ando eu! E nem nas vitórias morais somos campeões, porque aí ninguém bate o SCP!
    Anónimo = Pedro Jorge

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro Jorge, acho que outro treinador (estamos a falar em abstracto?) não ganhava mais títulos. JJ não é Deus nem é infalível, mas é dos técnicos com maior percentagem de vitórias nos jogos disputados na história do nosso clube (que, como sabemos, não é curta). Acontece que os adeptos só olham para o período mais brilhante, do Eusébio, Coluna & companhia, esquecem épocas mais recentes. Em que contratávamos grandes promessas como Roger ou Mostovoi que não jogavam NADA no SLB e eram depois vendidas por tuta e meia. Em que ficávamos sistematicamente atrás do Sporting e a meio do campeonato nada havia por que lutar. É a esses tempos que eu não quero regressar. Acho que JJ já mostrou aprender com os seus erros. Todas as épocas temos chegado um pouquinho mais longe. A hora dos títulos aproxima-se. E o FCP já deu sinais de abanar. Há muito tempo que não conseguíamos isso nem nada parecido.

    ResponderEliminar
  9. Penso que a desilusão que eu exprimi e em que fui acompanhado por outros é perfeitamente compreensível e até salutar porque mostra que não estamos derrotados nem resignados.
    Quanto às questões mais estruturais do futuro do Benfica, abordá-las-ei depois do fim do campeonato mas claro que Comestor tem razão quando assinala que a era JJ e o passado mais próximo não podem ser comparados. Subimos vários degraus ou patamares e agora estamos muito mais perto de ganhar. Penso que porém que este estigma do "quase" é o que está a levar muitos benfiquistas a duvidar do futuro. Também por isso uma vitória amanhã é muito importante e pode lançar bases muito sólidas para o futuro. Toda uma nuvem de dúvida e medo se dissiparia. O adversário é muito forte e, conseguindo nós vencê-lo, esse seria um motivo adicional de alegria e confiança. Vamos acreditar que será desta vez. Penso que já o merecemos.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.