terça-feira, 28 de agosto de 2012

Parabéns Braga

Que grande exibição esta noite do Sp. de Braga!
Personalizada, autoritária, cheia de classe.
Face ao que vi esta noite, vejo-me obrigado a reavaliar o que disse após o jogo da primeira jornada: o Benfica não empatou com uma equipa banal, empatou isso sim com uma equipa madura, com muita qualidade e que joga futebol (o que não quer dizer que não devessemos ter ganho).
No jogo desta noite, houve períodos em que o Braga massacrou a Udinese, "oferecendo" um verdadeiro banho de futebol. Sem medo de enfrentar o adversário, ter a bola e trocá-la, sem medo de ocupar o meio campo adversário, o Braga mereceu inteiramente a "sorte" que teve. Aliás, merecia ter vencido no tempo regulamentar.
Parabéns também a Peseiro, um treinador que gosta de correr riscos, abordagem que Jesus leva ao extremo, o que nem sempre valorizamos. O treinador do Braga montou um esquema ousado que fez com que a sua equipa fosse quase sempre superior. Não fôra o guarda-redes italiano e a eliminatória ter-se-ia decidido mais cedo.
Uma última palavra para a arbitragem: excepcional. Espero que os árbitros portugueses tenham visto, porque só podem ter aprendido. Indiferente a pressões, decidindo sempre em consciência e nunca "compensando", o árbitro foi exactamente aquilo que deve ser no terreno de jogo - um juiz imparcial.

2 comentários:

  1. FRANK
    Os brácaros de nós só merecem o nosso desprezo.

    Os coxos de Udinese se jogassem na nossa Orangina andavam pelo meio da tabela e levavam a mesma dose dos pasteis no nosso Templo dos nossos BÊS !!!

    Uma pergunta,
    Achas que os blogues dos brácaros e todos os brácaros fariam a mesma ODE que tu fizeste, se fosse o Benfica???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Viriato,
      obviamente compreendo essa reacção, em virtude de tudo o que tem acontecido aquando das nossas deslocações a Braga, o "caso" Alan, etc. Ainda há dias recordei aqui as agressões cobardes ao Cardozo por parte do Mossoró e do Ney.
      Por outro lado este blog tem sido incansável a denunciar as vergonhas da arbitragem e as manhas do sistema.
      Mas estou plenamente convicto de que o Benfica deve-se distinguir pelos seus valores desportivos superiores (constituintes da nossa história mais gloriosa, sobretudo dos anos 60, 70 que eu não vivi mas conheço). Entre eles, está o reconhecimento do mérito, do esforço e do sacrifício que no jogo em Udine o Braga exibiu.
      Não estou a querer ser moralista, simplesmente a defender que não é pelos outros terem comportamentos reprováveis que nós não podemos ser diferentes. Um exemplo simples: muitos adeptos de outros clubes insultam constantemente o Benfica nos seus cânticos. Felizmente, os adeptos do Benfica, na sua maioria, não "retribuem", antes gritam e cantam o nome do Benfica. Com isso só mostram ser superiores. É isso que defendo para o Benfica. Outros querem ganhar a todo o custo, nós queremos ganhar com mérito e justiça. Só assim as nossas vitórias têm o verdadeiro sabor a conquista. Para mim temos que ser superiores em tudo, temos que ser impecáveis, dar o exemplo. Esse é o Benfica que eu me habituei a admirar e que fez história em todo o mundo.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.