quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Académica-Benfica: antevisão

O Benfica joga amanhã a passagem às meias-finais da Taça de Portugal contra um adversário muito difícil. Não apenas a Académica é uma equipa que tradicionalmente nos cria dificuldades e uma equipa muito vocacionada para competições como a Taça, como também o seu treinador Pedro Emanuel tem tido muita, mas mesmo muita sorte contra o Benfica.
Em 2010/2011, quando ostentávamos o título de campeão da época anterior, fomos derrotados em casa por 1-2 logo na primeira jornada por esta equipa, num jogo em que tivemos oportunidades para golear. Na época seguinte houve a célebre "miguelada", com um pontapé a Aimar na área adversária a ser "transformado" por artes de arbitragem numa falta do nosso jogador, custando-nos os 2 pontos que tinhamos de vantagem sobre o Porto. Já esta época houve "xistrada" e voltámos a deixar 2 pontos em Coimbra.
Amanhã para a Taça não há pontos em disputa mas um jogo a eliminar, contra a equipa detentora do título. Para além das questões de arbitragem, há que perceber que a Académica é uma equipa perigosa e matreira. Uma equipa que se fecha toda no seu meio-campo e que aproveita bem as poucas saídas para o ataque que consegue. Não é por acaso que ganhou a Taça no ano passado nem que este ano foi uma das únicas 3 equipas a "roubarem-nos" pontos para o Campeonato.
O Benfica tem que ter isto em mente e ser capaz de duas coisas: não ser ansioso no ataque, não se precipitar a tentar finalizar as suas oportunidades e não desguarnecer demasiado a defensiva. O Benfica tem que ser mais cerebral e mais" neste jogo. E não cometer erros!

É difícil adivinhar o que está na cabeça de Jesus em relação a este jogo. Provavelmente dentro de duas horas (quando JJ fizer a antevisão) saberemos um pouco mais. Mas arrisco-me a antecipar que não haverá muitas mexidas. Já não estamos a disputar a Taça da Liga em casa em posição vantajosa, nem temos um clássico no Domingo (aliás só jogamos para o Campeonato na segunda-feira).

É natural que Paulo Lopes volte à baliza e que André Almeida recupere a titularidade (para o lugar de Maxi ou de Enzo), o mesmo se passando com Ola John. Matic será seguramente titular, tal como Cardozo e muito me surpreenderia se Luisinho substitusse Melgarejo nesta partida. A questão Lima ou Rodrigo (estando este disponível) é mais duvidosa. Diz-se também que Luisão pode voltar à titularidade mas aí não arrisco nenhum prognóstico, dado que Jardel está em grande forma.

Sejam quem forem os 11 que entrarem em campo, eles envergarão a nossa camisola e serão seguramente mais jogadores do que os 11 adversários. Mais rodados, com mais qualidade. Resta agora que sejam a melhor equipa e que se saibam por a salvo de quaisquer actuações habilidosas por parte da arbitragem. Aliás, é importante que mesmo que esta seja tendenciosa, a nossa equipa não se deixe afectar psicologicamente. A atitude deve ser a contrária - de "raiva" e esforço redobrado se isso acontecer.

Este é um momento em que muitos que nos querem mal, sentem que estamos vulneráveis, que se instalou em nós a dúvida depois de não vencermos em casa o único rival para a conquista do título. Cabe a Jesus e à equipa darem a resposta em campo.

2 comentários:

  1. Amanhã começa a maratona 11 contra 14.
    Esta pode ser a realidade que nos espera até final de campeonato ou até quando for preciso.
    Quando o perito diz contra tudo e contra todos é assim que tem de ser!

    ResponderEliminar
  2. E por isso que eu digo Atlas temos que jogar a Barcelona se assim for as proencadas e sousadas hao-de-se roer de raiva porque nao conseguirao levar a carta a garcia.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.