sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Golo de Di Maria - cá era anulado



Foto de thumblr.com

O golo marcado ontem por Di Maria ao Barcelona, se acontecesse em Portugal - E fosse a favor do Benfica - seria anulado por falta do avançado. Isto é tão certo como Pinto de Sousa ter sido presidente do Conselho de Arbitragem e Adriano Pinto advogado de Pinto da Costa.

Os árbitros têm dentro de campo uma latitude tremenda para influenciar e até decidir o desfecho dos jogos.

Neste lance, há uma mão de Di Maria nas costas de Valdez e há um pé que toca na perna do guarda-redes do Barcelona. Para mim e creio que para a esmagadora dos adeptos de futebol isso não é suficiente para ser considerado falta. Mas eu vos garanto aqui que com Proenças, Soares Dias, Jorges de Sousa, Capelas, Benquerenças, Hugos Miguéis e outros, o lance seria interrompido. Isto claro, no caso do mesmo ser a favor do Benfica. Já se fosse o Porto era um lance normal de futebol e nada passava. Exemplos: o "corte" de Polga a varrer as pernas de Gaitan o ano passado em Alvalade. Decisão do árbitro? Canto. Toque de Luisão no pescoço de Wolfswinkel? Penalty e amarelo. Agarrão de Ismailov à camisola de Luisão? Nada. Outro exemplo: pontapeamento de Aimar em Coimbra por trás. Decisão? Falta contra o Benfica. Outro: atropelamento de Saviola dentro da área que roçou o jogo violento contra o Rio Ave. Decisão? Nada, já não ser falta contra o Benfica foi uma sorte.

Mas o melhor exemplo é mesmo o do golo anulado no passado sábado ao Benfica por Soares Dias, que aliás mostrou "muita personalidade" (é um facto, o problema é que a personalidade em causa é má). Qual a razão da anulação? Objetivamente nenhuma, pois Cardozo não tocou no guarda-redes. Deu aparência de falta? De alguma forma, pode-se responder que sim, uma vez que Cardozo salta com aparato. Então que se marque falta! Já está justificado.

Agora a de Gaitan em Alvalade no ano passado: teve aparência de falta? Sim. Foi realmente falta? Sem dúvida. Mas pode-se alegar que o árbitro não teve a certeza absoluta de que foi falta? Lá isso, pode-se de facto... Então não se marque!

Isto acontece por razões que já expliquei e continuará até aos adeptos do Benfica dizerem basta. Até um destes senhores entrar em campo e sentir nos ouvidos e no ambiente o que pensam os benfiquistas acerca desta falsificação. Não estou a falar de violência, que isso é contrário a todos os princípios do desporto, da vida em civilização e aos valores que este blog defende. Nem sequer de "apertões" à moda do Porto. Estou a falar de assobiadelas como antigamente eu ouvia na Luz quando um árbitro fazia um quarto do que estes senhores fazem hoje com total impunidade e complacência dos adeptos.

3 comentários:

  1. se o Di Maria ainda vestisse de vermelho e jogasse cá, era logo anulado.
    os ladrões do apito fazem parte da batota.

    ResponderEliminar
  2. Com o Beto na Baliza aquilo era agressão!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.