terça-feira, 16 de outubro de 2012

A "escola" Tadeia

Ainda me lembro das primeiras transmissões de jogos com comentários de António Tadeia. Creio que surgiram na TVI em jogos da Liga Espanhola que na altura começaram a passar cá em Portugal.
Tadeia distinguia-se do cinzentismo dos comentadores da RTP (Gabriel Alves tinha sido reformado à força...) com comentários pouco habituais e com a enumeração de diversos dados sobre os futebolistas e o histórico dos clubes em disputa. Parecia uma enciclopédia de futebol, que surpreendia também pela forma ligeira e muitas vezes certeira como comentava vários aspectos do jogo, não temendo comprometer-se com a sua análise. Simultaneamente exibia sempre um tom calmo, de quem está habituado a dominar emoções fortes.
Com o tempo, Tadeia fez escola e entretanto o seu próprio estilo foi-se alterando um pouco.
Hoje todos nós vemos futebol internacional e conhecemos os jogadores, pelo que os factos de Tadeia foram-se tornando ou redundantes ou irrelevantes. Por outro lado, o seu estilo e o seu género de comentário foram copiados ou pelo menos inspiraram muitos comentadores que agora estão no activo (e que aparecem até mais do que o próprio Tadeia) pelo que já não nos parecem tão originais. Acresce que as "previsões" de Tadeia ultimamente não têm sido tão acertadas. "Prevê" um golo nos minutos seguintes e ele não acontece...
Caricaturando, o estilo Tadeia distingue-se hoje por ser o daquele comentador que, enquanto a bola está prestes a passar a linha de golo, fala alegremente de um outro assunto (a carreira de um certo jogador ou os jogos que determinado árbitro apitou), deixando-se apenas interromper pelo relato do golo muito a contragosto. Mas, logo uns segundos depois, volta à sua história que é o que realmente lhe interessa: "sim, foi um bom golo, mas como eu dizia...".
Creio porém que, fazendo-lhe justiça, Tadeia foi importante para o comentário dos jogos em Portugal que, nivelado por baixo graças à RTP mas também à pobre qualidade do da SIC, era até ele, Tadeia, sempre muito "redondo", com os comentadores a dizerem sempre que "sim mas também...", "por outro lado" e a nunca assumirem de facto uma análise ou uma previsão sobre o jogo. Isto para além da suas leituras do jogo serem pobres tal como o seu grau de conhecimento do desporto. Tadeia contribuiu muito para criar um novo patamar de exigência e deve ser reconhecido por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.