quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As contas da Champions

Depois da jornada de ontem a posição do Benfica não está melhor, como é evidente, mas também não piorou muito.

Há duas semanas, depois de empatarmos em Glasgow dizia-se que tínhamos empatado com a equipa mais fraca do grupo e alguns consideraram que se tinham perdido 2 pontos. Por outro lado, o Spartak quase vencera o Barcelona e era portanto um adversário temível.

Ora a verdade é que o Celtic foi vencer à Rússia. Sendo que o Celtic é até por regra muito mais forte em casa do que fora (onde é raro conseguir quialquer resultado positivo), o que resulta daqui é que as contas estão bastante baralhadas e que tudo está em aberto.
De qualquer modo, penso que elas se poderão sintetizar assim:

em circunstâncias normais, assumindo que o Barcelona vencerá todos os jogos, existem 12 pontos em disputa.
3 equipas concorrem a um lugar de apuramento.
Nesse "campeonato", o Celtic tem dois jogos e 4 pontos, o Benfica um jogo (fora) e 1 ponto e o Spartak um jogo (em casa) e 0 pontos.

Ou seja, o Celtic está melhor colocado e o Spartak está pior.

Para o Benfica, as contas resumem-se a isto: tem que vencer os jogos em casa e não pode perder com o Spartak fora. Se o fizer está apurado. Se, pelo contrário perder esse jogo (dia 23 de Outubro às 17h00), as suas chances de apuramento, não ficando ainda irremediavelmente perdidas, ficam porém muito limitadas e a depender de terceiros (o que o Celtic faça no seu jogo caseiro com o Spartak).
Há portanto que vencer o Spartak pelo menos uma vez e não perder nenhuma. Se vencermos um jogo e empatarmos o outro, ficamos com 5 pontos, contra 1 do Spartak (que fica irremediavelmente eliminado) e 4 do Celtic (assumindo que este perde os dois jogos com o Barça).
Seguidamente, na 5ª jornada, o Celtic vem à Luz (7 de Novembro). Uma vitória nossa garante matematicamente o apuramento.
Se, por outro lado, vencermos os dois embates com o Spartak (e o Celtic perder os dois com o Barcelona) fazemos 7 pontos. Nesse caso um empate com o Celtic pode, ou não, bastar para a qualificação, dependendo do que o Celtic faça na última jornada, em sua casa, contra o Spartak. Uma vitória nossa por outro lado garantiria desde logo confortavelmente a qualificação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.